Especial Cannes

"O primeiro Cannes a gente nunca esquece"

A agência DPZ trouxe para o Brasil o primeiro Leão de Ouro de Cannes, no ano de 1974. Com o filme “Homem com mais de quarenta anos”, criado por Washington Olivetto e Francese Petit, para o Conselho Nacional de Propaganda (CNP). Com produção da ABA Filmes, o comercial aborda o preconceito das empresas em relação a contratação de pessoas com mais de quarenta anos de idade. Foi o primeiro Leão do redator Olivetto,que na época tinha acabado de entrar na DPZ e fazia dupla com o diretor de arte Petit. Desde então o Brasil vem ganhando vários prêmios e se tornando destaque, principalmente neste festival.

O Festival de Publicidade de Cannes (Cannes Lions International Advertising Festival), está em sua 57ª edição. Criado em 1953 pela SAWA (Screen Advertising Worlds Agencies), o festival é realizado na cidade de Cannes, na Riviera Francesa. Quando começou teve um única categoria, a de Filmes, até no início da década de 90. Depois desta época surgiram novas categorias. Os prêmios são divididos em Grand Prix, Leão de Ouro, Leão de Prata e Leão de Bronze. Sendo que cada categoria tem um chefe de Júri, e todos são publicitários de vários paises. Hoje este festival se tornou o mais importante premio da publicidade mundial. Composto por uma bela cerimônia de premiação, seminários, workshops, máster classes, exposições, projeções e networking. São inscritos trabalhos nas categorias: Film, Press, Outdoor, Direct, Media, Cyber, Radio, PR, Promo & Activation, Design, Titanium & Integrated e Film Craft Lions.


Publicado no dia 24/06/2010
http://migre.me/13pbl